Como comunicar aumento de preço? Veja 3 boas práticas para não errar
Entenda a importância de manter a transparência com os clientes, mesmo diante de reajustes
• Atualizado

Não adianta tentar empurrar um reajuste goela abaixo. Se você tem um pequeno ou grande negócio, a comunicação clara com o cliente sempre vai ser o melhor caminho.
Mesmo que causem desconforto aos clientes, os aumentos de preço são atitudes inevitáveis para qualquer empresa.
No SCC News de hoje usamos o exemplo do aumento no preço do pão de trigo. Os donos de padaria já sabem que o trigo vai ficar mais caro. É que as chuvas afetaram a agricultura e prejudicaram até mesmo a próxima safra – que deve ser menor.
Com oferta menor, maior é o preço. E é claro que o aumento do custo é reado ao consumidor. Nada mais justo do que deixá-lo a par:
- Comunique o aumento de preço com antecedência
O primeiro o é avisar os clientes com antecedência. Se for o caso da padaria, o aviso pode ser uma plaquinha no caixa. Essa comunicação simples vai preparar o cliente e deixar claro que a empresa “joga limpo”. - Justifique o aumento de preço
Todos estamos sujeitos aos aumentos, inflação… então, você pode ser transparente com cliente também.
Justifique de maneira honesta e simples a razão do aumento. No caso do pão, a razão é o reajuste no preço do trigo. - Reforce os benefícios que a sua empresa oferece
O cliente valoriza o bom atendimento, muitas vezes mais do que o preço em si. Então, de forma confiante, reforce os benefícios que a sua empresa oferece. E deixe claro que o aumento servirá para que sua empresa consiga manter a qualidade do trabalho. Lembrando que o tamanho do reajuste deve ser adequado. Se o preço subir muito, você vai enfrentar uma maior resistência e pode até perder clientes.
Lembre-se:
Apesar de ninguém querer pagar mais caro, a transparência aumenta a confiança do consumidor com a empresa. É muito ruim descobrir um aumento no susto, sem tempo de assimilar ou se preparar para pagar mais. Então, aposte no diálogo e na transparência para fortalecer a relação da sua empresa com os clientes. E boas vendas!
- Motociclista sofre fraturas em colisão no Oeste de SC
- Aposta de Santa Catarina fatura mais de R$ 34 mil na Lotomania
- Idosa que morreu atropelada em SC é identificada; câmera registra acidente
- Poupança confiscada? Brasileiros lesados por planos econômicos dos anos 80 e 90 terão direito a indenização
- Motociclista morre após colisão frontal com caminhonete no Oeste catarinense
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO