Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Fabiano Braun Compartilhar
Fabiano Braun

Saiba como fazer a transição da caminhada para a corrida

Correr trará maior qualidade de vida e bem-estar para o seu dia-a-dia

• Atualizado

Por

Foto: Pexels | Banco de Imagens
Foto: Pexels | Banco de Imagens

Se você já pratica caminhadas e agora quer acelerar, alguns pontos são fundamentais para o desenvolvimento da atividade. Pensando no bem-estar dos corredores, separei dicas e práticas que farão a diferença na hora da transição. Confira:

1- Observe o calçado e a postura

Verifique se o seu tênis é adequado para ter uma boa postura durante a corrida. Comece a correr evitando olhar para o chão. Olhar para o horizonte facilita a ter uma postura mais ereta. Isso, inclusive, evita sobrecarga nos músculos do pescoço. Correr dessa forma também facilita na captação de oxigênio.

2- Comece com trotes leves

Ao se sentir mais confiante é o momento para aumentar o ritmo da caminhada. Posteriormente, é possível alternar os os normais com trotes leves. Neste momento, pode-se determinar pequenos objetivos em uma simples atividade. Um deles é alternar 30 segundos de caminhada com 30 segundos de trote.

Se não tiver relógio para controlar o tempo, faça isso levando em consideração distâncias. Determine pontos do percurso, como alternar corrida e caminha entre postes ou árvores. O treino será mais dinâmico e divertido.

3 – Aumentando o ritmo

Chegou a hora de correr de verdade. Mas deve ser leve. Uma possibilidade é determinar tempo ou distância, assim você controla a evolução. Pode começar a corner por 10 ou 20 minutos continuamente, sem caminhar ou parar para uma recuperação.

Variar o treino e mudar o local de treinamento são algumas opções, caso você fique entediado com o percurso. Neste momento, é importante contar com o auxílio de um profissional de Educação Física. É a forma mais segura para saber a intensidade e a duração correta do exercício.

4 – Variação da velocidade

Depois de inseridos os troces e as corridas leves e contínuas, pode-se ar para corridas um pouco mais rápidas. Dessa forma, diferentes grupos musculares são trabalhados e ainda, estimula-se a adaptação do corpo para correr.

Há muitas opções para isso! Pode ser definido intervalos ou apenas alternâncias de acordo com o seu cansaço tornando o treino mais divertido e prazeroso.

5 – Defina seus objetivos

Já acostumado com a corrida, chegou a hora de considerar participar de uma prova. Não leve muito em consideração desempenho, você não precisa se preocupar com a sua colocação final. Estabeleça a participação e utilize o evento esportivo como uma chance de se superar. Isso pode ser aquela motivação necessária quando a preguiça bater. Vale lembrar que o acompanhamento de um profissional de Educação Física será primordial até aqui. Ele saberá a intensidade e o tempo ideal de cada es que você dará, seja nos treinos ou também na sua primeira prova.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.