Dor prevê chuva? A resposta é: sim!
Saiba como o tempo e as temperaturas impactam nas dores articulares
• Atualizado

Você já deve ter escutado pessoas dizerem que sentem dores quando a chuva está a caminho. Mas será apenas uma crendice ou de fato o tempo pode influenciar nas dores articulares? Segundo o neuro-ortopedista Luiz Felipe Carvalho, isso pode acontecer sim.
Nosso corpo possui mecanismos naturais para se proteger do frio, como a contração muscular involuntária e a vasoconstrição, quando os vasos sanguíneos se contraem, afetando a circulação, o que contribui para o aumento da intensidade de dores.
“Além disso, a mudança no tempo e nas temperaturas podem trazer alterações de receptores de pressão chamados barorreceptores, que são alterados quando temos alguma degeneração ou lesão nas articulações. Com o aumento da pressão atmosférica que ocorre nos dias que antecedem a chuva, podemos ter aumento de percepção e sensibilização destes receptores e consequentemente o aumento da dor”, explicou.
Ainda de acordo com o especialista, quando a temperatura cai, o líquido sinovial, presente nas articulações, se torna um pouco mais espesso, fazendo com que as articulações pareçam mais rígidas, o que afeta principalmente pessoas com problemas articulares anteriores.
Hábitos do inverno também podem afetar ass articulações
Além dos efeitos da temperatura no organismo, a menor frequência de atividades físicas contribui para piorar dores.
“No inverno é comum que a frequência de atividades físicas e tarefas mais cotidianas que incluam movimentar as articulações sejam reduzidas, isso contribui também para a tensão no local e, consequentemente, o aumento das dores. Outro ponto importante é a menor quantidade de água que as pessoas costumam beber no tempo frio”, alerta o doutor Luiz Felipe Carvalho.
Como se proteger dos efeitos da queda de temperatura nas dores articulares?
1. Mantenha-se aquecido: Use roupas quentes e camadas extras para proteger as articulações do frio;
2. Faça alongamentos: Pratique alongamentos diários para manter a flexibilidade das articulações;
3. Hidrate-se bem: Beba bastante água para manter o líquido sinovial em bom estado e as articulações devidamente hidratadas;
4. Use compressas quentes: Aplicar calor nas áreas doloridas pode aliviar a rigidez e a dor.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO