Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Retidos pela União

Amin pede agilidade para derrubar veto que impede abatimento da dívida de SC

Senador quer que votação seja pautada em reunião conjunta do Congresso

• Atualizado

Por

Amin pede agilidade para derrubar veto que impede abatimento da dívida de SC. – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Amin pede agilidade para derrubar veto que impede abatimento da dívida de SC. – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pedido dirigido ao presidente David Alcolumbre (União/AP), o senador Esperidião Amin (PP) solicitou da tribuna, nesta quarta-feira (2), que seja pautada para a primeira sessão do Congresso, quando ambas as casas votam juntas, a apreciação do texto do projeto de lei que trata do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que contém vetos do governo federal.

Um deles, impede que o governo de Santa Catarina abata os recursos de R$ 465 milhões disponibilizados pelo Tesouro Estadual para obras do governo federal nas BRs 470, 280, 163, 285 e 282, em 2021 e 2022, dos quais R$ 384 milhões foram efetivamente utilizados.

De batalha, o assunto já virou uma novela

Segundo Amin, foram os próprios integrantes do Tesouro Nacional e da Procuradoria da Geral da Fazenda Nacional, durante reunião em 10 de junho de 2024, que sugeriram uma emenda, posteriormente proposta pelos três senadores por Santa Catarina (Esperidião Amin, Jorge Seif, e Beto Martins).

Mesmo redigido por técnicos do governo federal, em reunião onde estavam o secretário do tesouro Nacional, Rogério Ceron, e os procuradores Clóvis Monteiro e Marco Aurélio Zortea, que pediram um parágrafo único à matéria da compensação, a medida não teve aval do Planalto, que solicitou o veto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) justamente a este artigo.

Em um momento do discurso, Amin lembrou ainda que a aprovação deu-se em plenário após acordo com o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), e o relator da matéria, o senador David Alcolumbre (antes de assumir a presidência da casa), tendo sido aprovado no Senado e mantido na Câmara dos Deputados.

No governo de Carlos Moisés (Republicanos) Santa Catarina destinou recursos próprios para que as obras das cinco rodovias federais não fossem interrompidas, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas o retorno dos valores, em compensação à dívida com a União, não se confirmaram até agora.

Depois da manifestação de Amin, o senador Davi Alcolumbre tratou do assunto e disse que um grupo onde ele se inclui, mais integrantes do governo federal, estuda uma forma de destravar os vetos.

Assista ao vídeo:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.