Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Disputa partidária

Em Florianópolis, Edinho Silva defende fortalecimento institucional do PT

Candidato à presidência nacional é da corrente CNB e tem apoio do presidente Lula

• Atualizado

Por

Divulgação/PT
Divulgação/PT

O ex-prefeito de Araquara (SP), por quatro mandatos, e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no governo Dilma Rousseff, Edinho Silva, favorito à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), defendeu, na visita a Florianópolis, neste sábado (24), o fortalecimento institucional do partido para fazer frente aos desafios atuais da sociedade brasileira e dos trabalhadores.

Edinho, integrante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), ex-campo majoritário, tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a noção de que a sigla precisa se modificar e buscar apoios em outros segmentos políticos e ideológicos para ser viável a partir do ano que vem. “Hoje nós temos o privilégio de contar com a liderança do presidente Lula, mas sabemos que em 2026 será a última vez que ele disputará as eleições. Por isso, precisamos construir um partido onde a sua força esteja no coletivo e não no individual, para que o sucessor do presidente Lula seja o PT e não um nome”.

Junto a Edinho, na visita à Capital catarinense, estavam três dos cinco candidatos ao comando do PT em Santa Catarina: a vereadora Carla Ayres, de Florianópolis, e os deputados estaduais Fabiano da Luz e Padre Pedro Baldissera. Os demais candidatos à presidência estadual são o vereador Bruno Zillioto, de Florianópolis, e a deputada Luciane Carminatti, que não estavam presentes por apoiarem outros candidatos à nacional, entre eles Rui Falcão, que foi o primeiro a visitar o Estado e que tem o apoio do deputado federal Pedro Uczai.

O atual presidente estadual do PT e presidente nacional do Sebrae, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau Décio Lima, que, em 2022, chegou ao segundo turno da eleição ao governo do Estado, acompanhou a agem de Edinho ao lado de candidatos a diretórios municipais, na Fecesc.

Pautas com propostas concretas

Edinho também ressaltou que o partido deve se posicionar sobre pautas em que que não tem propostas concretas: a superação da precarização do trabalho e o fortalecimento da economia solidária como instrumento de combate às desigualdades e à concentração de renda, o enfrentamento à crise climática, o fortalecimento da segurança pública pelo uso da inteligência e tecnologia, a regulamentação das big techs e o enfrentamento ao fascismo que se articula internacionalmente.

Na última segunda-feira (19), o candidato à presidência nacional do PT, Washington Quaquá, da corrente Nova CNB-Favela, retirou a candidatura dele e declarou apoio a Edinho.

Quem são os candidatos à presidência do PT nacional:

Reprodução/Poder 360º

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.