Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
DE OLHO EM 2026

João Rodrigues e PSD definem estratégica da pré-campanha

Prefeito de Chapecó quer debater rodovias, segurança pública e pessoas em situação de rua

• Atualizado

Por

João Rodrigues e PSD definem estratégica da pré-campanha | Foto: SCC SBT.
João Rodrigues e PSD definem estratégica da pré-campanha | Foto: SCC SBT.

Quando no dia 5 de junho, em Criciúma, o PSD realizar um encontro regional, o primeiro de uma série, o pré-candidato do partido ao governo, o prefeito João Rodrigues, de Chapecó, tratará de rodovias estaduais e federais, segurança pública e pessoas em situação de rua. São pontos que serão debatidos agora e, provavelmente, estarão na agenda em 2026, certamente porque, no caso da pessoa em situação de rua, João tem o exemplo municipal para mostrar.

É só a largada depois de ados 75 dias sem tocar no assunto pré-campanha, uma tática para evitar confrontos antecipados com o governador Jorginho Mello (PL), pré-candidato à reeleição. Em uma avaliação clara, se João intensifica ataques e críticas antecipadas dará argumentos ao principal adversário.

Nos últimos dias, o PSD avalia com expectativa a criação da Federação entre União Brasil e Progressistas (PP), que deve ser oficializada nesta terça-feira (29). Em Santa Catarina, o União Brasil, comandando pelo deputado federal Fábio Schiochet, foi um dos primeiros a anunciar o apoio a João, o que deixa uma margem para o PP seguir o mesmo caminho dentro da nova estrutura partidária.

Não é improvável, embora seja esperada uma ofensiva de Jorginho para que o PP faça parte da coligação à reeleição. Mas como o União tem pré-candidato à Presidência, o governador Ronaldo Caiado, de Goiás, e o PP tem como opção a senadora Tereza Cristina, do Mato Grosso do Sul, só uma virada favorável a Jair Bolsonaro (PL), que ainda precisa reverter a inelegibilidade, ou alguém indicado por ele para levar as duas siglas para os braços de Jorginho, pois precisam adotar as mesmas alianças como uma agremiação só.

Jorginho esteve em eventos religiosos

Antes de começar mais uma etapa do programa Santa Catarina Levada a Sério, em Xanxerê nesta segunda-feira (28), e, em Concórdia, nesta terça-feira (29), o governador Jorginho Mello fez uma peregrinação a dois grandes eventos religiosos.

O primeiro foi em Camboriú, no sábado (26), durante a abertura do 40º Congresso Internacional de Missões dos Gideões. O evento evangélico, um dos maiores encontros missionários, reúne pastores, missionários e fiéis de diversas partes do Brasil e do exterior.

No domingo (27), estevem em Içara, na missa solene da VIII Festa da Misericórdia, realizada no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. A celebração, presidida pelo bispo católico diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, marcou o encerramento de uma semana intensa de programação e reuniu milhares de fiéis de todo o Estado, ainda sob o impacto das despedidas ao papa Francisco, sepultado no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Jorginho sabe que a pauta conservadora cristã é um atalho para angariar simpatizantes e votos para o PL, em 2026. A pluralidade de católicos e evangélicos tem sido um dos panos de fundo à procura do voto nas eleições.

Assista ao comentário no SCC Meio-Dia:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.