Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Colunistas Compartilhar
LEGADOS DE FRANCISCO

Francisco um líder incomum

O legado de Francisco; vereadores em Brasília; a defesa de Silvinei; Procuradorias da Mulher; e outros destaques

• Atualizado

Por

Francisco um líder incomum | Foto: SBT/Reprodução
Francisco um líder incomum | Foto: SBT/Reprodução

Francisco, o primeiro pontífice latino-americano, deixa um legado de amor ao próximo e humildade, tornando-se incomum não só pela origem latina, mas principalmente pelo tom inclusivo e de vanguarda que ultraou as barreiras da Igreja Católica.

O Papa será lembrado por cenas inusitadas, discursos flexíveis e atualizados às mudanças sociais, como por exemplo a desigualdade de gênero entre homens e mulheres. Foi com ousadia que despertou um olhar mais profundo, dentro e fora do catolicismo, lembrando que a fé é um instrumento divino de toda a sociedade.

Cerca de 200 chefes de Estado, dentre eles o presidente Lula (PT), devem marcar presença em seu funeral, previsto inicialmente para o próximo sábado (26) em Roma. E 300 mil pessoas são esperadas para a missa do funeral.

Procuradorias municipais da mulher

Para ampliar a rede de Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vereadores, a Assembleia Legislativa promove um curso on-line de formação voltado desde vereadores e vereadoras a profissionais do legislativo municipal. As procuradorias atuam na defesa dos direitos femininos nas cidades, com o objetivo de orientar as mulheres que solicitam apoio, além de fortalecer políticas públicas, fiscalizar programas governamentais, dentre outros. Diante das limitações do Estado, estes instrumentos têm ganhado protagonismo contribuindo efetivamente para o fortalecimento de rede de apoio às mulheres catarinenses. Uma forma prática de contribuição dos legislativos municipais.

“Esta formação é essencial para que possamos fortalecer as procuradorias já existentes e ampliar para os municípios que ainda não têm. Afinal, precisamos dessas estruturas e parlamentares engajados para discutir um problema que é tão evidente em Santa Catarina: a violência contra a mulher”, destaca a deputada Luciane Carminatti (PT), procuradora da Mulher na Alesc.

Vereadores em Brasília

De hoje até sexta-feira (25), lideranças políticas de todo o Brasil participam em Brasília da Marcha dos Vereadores. De Santa Catarina, além da presidente da Federação das Câmaras de Vereadores (Uvesc), Marcilei Vignatti (União), devem participar cerca de 500 legisladores municipais. A marcha é considerada o maior encontro de Legislativos Municipais da América Latina.

Esclerose múltipla

Projeto do deputado federal Rafael Pezenti (MDB) propõe a criação de um programa de apoio a pessoas com esclerose múltipla e reconhece a doença como deficiência. O objetivo é assegurar aos pacientes o a tratamento médico e psicológico especializados, incluindo medicamentos, terapias e reabilitação. A esclerose múltipla é uma condição crônica, progressiva e autoimune que afeta o sistema nervoso central, impactando significativamente a vida produtiva e social dos diagnosticados.

A defesa de Silvinei

O advogado criminalista Anderson Almeida, de Florianópolis, que atua na defesa do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques (PSD), fará a argumentação oral no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que acontecerá hoje (22) e amanhã (23). Segundo Almeida, não há evidências de que a PRF direcionou suas operações para prejudicar eleitores de determinadas regiões.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.