Relatório da Arteris não inclui prioridades catarinenses e bancada cobra da ANTT
Fórum Parlamentar Catarinense pressiona ANTT por melhorias urgentes na BR-101
• Atualizado

Foi tensa a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, na quarta-feira (12).
Segundo o coordenador da bancada, deputado Valdir Cobalchini (MDB), o relatório que a concessionária Arteris enviou para a ANTT não contempla as prioridades catarinenses, elencadas em audiências públicas no estado e sugeridas. Cobalchini lembrou que a BR-101 norte, em Santa Catarina, “é a pior rodovia do Brasil em termos de mobilidade”.
Também participaram da reunião os senadores Esperidião Amin e Ivete da Silveira e os deputados Pedro Uczai (PT), Geovania de Sá (PSDB) e Ricardo, Guidi (PL).
O fórum reforçou que são obras prioritárias: a construção do túnel do Morro dos Cavalos, a implementação de marginais ao longo de toda a BR-101, a ponte sobre o Rio Itajaí e a ampliação de terceiras faixas até a divisa com o Paraná.
O descaso com Santa Catarina em uma novela que parece não ter fim continua. A BR-101 é uma das principais vias de escoamento de mercadorias e deslocamento de turistas na região. As melhorias propostas visam reduzir os constantes engarrafamentos e aumentar a segurança viária no trecho catarinense. Mas, pelo andar da carruagem as filas vão aumentar e as soluções demorar.
A ANTT comprometeu-se a protocolar um estudo com as prioridades para Santa Catarina. O documento será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), onde ará por análise de issibilidade e instalação de uma comissão para tratar do tema.
“O meu entendimento é que não podemos mais esperar. Na última temporada, Santa Catarina enfrentou congestionamentos de até 30 quilômetros na rodovia. Acredito muito na sensibilidade da ANTT em atender essas demandas e na disposição do TCU em aceitar o pleito da bancada”, afirma Cobalchini.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO