Banco Central cria novo modelo de boleto e permite pagamento com Pix
Os sistemas digitais que vão ar esses novos boletos ainda estão sendo implementados
• Atualizado

O Banco Central aprovou uma nova regra que muda como os boletos de pagamento podem ser pagos. Agora, os boletos poderão ser pagos também por outros meios, como o Pix. Além disso, foi criada uma nova opção chamada “boleto dinâmico”, que traz mais segurança para o pagamento de dívidas.
O objetivo do boleto dinâmico é garantir que o pagamento chegue à pessoa ou empresa certa, principalmente em casos de títulos negociados, como a duplicata estrutural. Isso vai ajudar a evitar problemas e garantir que o dinheiro vá para o verdadeiro credor.
Para garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente, o boleto dinâmico será vinculado a um título e emitido por sistemas digitais autorizados pelo Banco Central. O BC destacou que essa mudança vai melhorar o sistema financeiro e aumentar a segurança nas transações, beneficiando especialmente pequenas e médias empresas.
Os sistemas digitais que vão ar esses novos boletos ainda estão sendo implementados, e a nova modalidade só estará disponível até seis meses após a aprovação de um desses sistemas.
Além disso, os boletos agora podem ser pagos pelo Pix usando um QR Code específico, o que torna o pagamento mais rápido e prático. Essa mudança vai trazer mais agilidade e segurança para quem usa boletos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO