Cotidiano Compartilhar
Atenção

BRT em Florianópolis: prefeitura assina convênio para implementar primeiros trechos

O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades, que aprovou a proposta apresentada pelo município

• Atualizado

Redação

Por Redação

BRT em Florianópolis | Imagem: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação
BRT em Florianópolis | Imagem: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis assinou nesta segunda-feira (19), no gabinete do Prefeito, o convênio para a implantação dos primeiros trechos de BRT na Capital. O sistema, com faixas exclusivas e estações para ônibus do transporte coletivo, será possibilitado através do novo Programa de Aceleração de Crescimento, do Governo Federal, tendo valor de ree de R$ 159.150.000,00 milhões. O valor foi liberado pelo Ministério das Cidades, que aprovou a proposta apresentada pelo município.

Neste convênio estão contemplados os trechos 1 e 2 do BRT em Florianópolis, além de faixa exclusiva na Avenida Mauro Ramos. Os dois primeiros compreendem a extensão entre o TITRI até Saco dos Limões, um trecho de 5,2 km, que a próximo à UFSC e corta o bairro Pantanal. Já na Mauro Ramos, que faz conexão com a Beira-mar Norte, em trecho de 2,67 km estão previstas adequações com o objetivo de priorizar o transporte público coletivo também naquela região.

O projeto contemplado engloba ainda a readequação e implantação de 20 abrigos de ônibus e 9 estações de embarque de ageiros. O prazo de execução das obras é de 3 anos.

Uma vez assinado o convênio, o projeto a ainda por revisão junto à empresa contratada, sendo as próximas etapas a análise e aprovação da Caixa Econômica Federal e posteriormente o lançamento do processo licitatório. Estima-se o prazo de 6 a 8 meses para estas etapas.

BRT em Florianópolis
BRT em Florianópolis | Imagem: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação

“Essa é uma virada no transporte coletivo da cidade, uma intervenção que já deveria ser realidade há muito tempo por aqui. Com as vias exclusivas as pessoas chegam mais rápido ao trabalho, têm uma maior previsibilidade nos tempos de deslocamento, além do impacto positivo geral para o fluxo de veículos na cidade, que deve diminuir, pois deve aumentar a utilização do ônibus frente aos outros modais”, salienta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.