INSS: aposentados poderão contestar descontos indevidos nos Correios a partir de sexta
Atendimento presencial vai permitir que beneficiários verifiquem fraudes e solicitem reembolso
• Atualizado

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos não autorizados em seus benefícios poderão, a partir desta sexta-feira (30), buscar atendimento presencial em uma das 4.730 agências dos Correios para consultar e contestar esses valores. A medida visa facilitar o o ao serviço, especialmente para quem enfrenta dificuldades no atendimento digital. As informações são do SBT News.
O atendimento será feito por meio de uma plataforma específica, fora da base regular de dados do INSS, permitindo aos beneficiários consultar cobranças indevidas, entrar com contestação, confirmar autorizações já feitas e acompanhar o resultado da análise.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Representantes legais também podem comparecer em nome do beneficiário, desde que apresentem uma procuração autenticada. O serviço é gratuito e prioritário para aposentados e pensionistas.
A parceria entre o governo federal e os Correios também prevê ações itinerantes em locais de difícil o. No entanto, o governo alerta: nenhum funcionário está autorizado a fazer atendimento domiciliar.
Além do atendimento presencial, seguem disponíveis os canais oficiais: site e app Meu INSS, além do telefone 135.
Todos os beneficiários prejudicados por descontos indevidos em abril começarão a ser reembolsados a partir desta segunda-feira (26), totalizando R$ 292 milhões devolvidos.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO