Mais de 5 milhões de eleitores correm risco de perder o título, informa TSE
Eleitores que não votaram nas três últimas eleições e não regularizaram correm o risco de perder o documento
• Atualizado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que mais de 5 milhões de títulos de eleitor podem ser cancelados em todo o país. Os eleitores nessa situação são aqueles que não compareceram às três últimas eleições e não justificaram a ausência ou não pagaram as multas correspondentes.
O prazo regular para resolver a situação terminou na segunda-feira (19), mas, segundo o TSE, ainda há uma última oportunidade de regularização antes do cancelamento definitivo. Os eleitores devem procurar um cartório eleitoral ou ar o sistema de autoatendimento no site da Justiça Eleitoral para fazer um requerimento.
A solicitação será analisada pelo juiz da zona eleitoral correspondente, que decidirá se o cancelamento será ou não mantido, com base na documentação apresentada.
O TSE reforça que não enviará aviso individual aos eleitores. Por isso, quem tiver dúvidas deve consultar a própria situação eleitoral no site do tribunal.
“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, alerta a Justiça Eleitoral. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título”
A partir do dia 30 de maio, todos os títulos em situação irregular e sem pedido de regularização serão oficialmente cancelados. Eleitores com o título cancelado ficam impedidos de votar, se candidatar a cargos públicos, tirar aporte, tomar posse em concurso público e realizar matrícula em instituições de ensino públicas.
*Com informações de Agência Brasil
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO