Cotidiano Compartilhar
HEROÍNA

VÍDEO: Avó salva neta de 9 dias engasgada e busca ajuda no quartel dos bombeiros em SC

Manobra feita pela idosa foi essencial para desobstruir as vias aéreas do bebê antes da chegada do resgate

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros/Divulgação.
Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros/Divulgação.

Uma avó agiu rapidamente e salvou sua neta de apenas 9 dias de vida após a bebê sofrer uma obstrução das vias aéreas em Timbó, cidade do Vale do Itajaí. Após realizar a manobra de desengasgo, a mulher correu até o quartel do Corpo de Bombeiros Militar, onde pediu ajuda para garantir que a criança estivesse bem.

Os socorristas avaliaram o estado de saúde da recém-nascida e confirmaram que a ação da avó foi fundamental para desobstruir as vias respiratórias. Ainda assim, a bebê foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.

Assista:

O caso reforça a importância do conhecimento de primeiros socorros, especialmente para quem cuida de bebês e crianças pequenas.

Manobra de Heimlich em bebês

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repetir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.