Figueirense vence a primeira na Série C com autoridade e protesto da torcida
Por Roberto Gatti
• Atualizado

“Saia, bruxa!”, já diria o bom manezinho. Neste domingo (18), o Figueirense finalmente conquistou a primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro de 2025. Jogando no Estádio Orlando Scarpelli, o Furacão bateu o Ituano por 2 a 0, em partida válida pela 6ª rodada, encerrando uma incômoda sequência sem triunfos.
Leia Mais
Além dos três pontos importantes, que tiraram o time da zona de rebaixamento, o desempenho em campo foi o melhor da temporada até agora, especialmente levando em conta o nível do adversário. No entanto, mesmo com a boa atuação, torcedores não deixaram de protestar contra a diretoria e o Conselho Deliberativo do clube.
O jogo
No primeiro tempo, a impressão foi de que o técnico Pintado realmente “colocou um foguete” nos jogadores. A equipe entrou em campo com muita intensidade, competitividade e disposição, brigando por todas as bolas.
Se Pintado havia prometido, em sua apresentação, que o time valorizaria mais a posse de bola, o resultado começou a aparecer. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio de Felipe Augusto, a bola sobrou para Nicolas, que empurrou para o fundo da rede: 1 a 0 para o Figueira.
Kayke teve duas grandes chances de ampliar ainda na etapa inicial. Na primeira, acertou a trave. Na segunda, parou em milagre do goleiro Jefferson Paulino. O clima esquentou antes do segundo tempo: a organizada Gaviões Alvinegros levantou faixas de protesto contra os dirigentes Prisco, Lages, Tadeu e exigiu mais transparência, além de afirmar que o o à Série B é obrigação.
O árbitro chegou a solicitar a retirada das faixas, conforme prevê o regulamento da CBF, mas a Polícia Militar garantiu que não haveria problemas de segurança. Com isso, elas permaneceram expostas durante toda a segunda etapa, o que causou um atraso de cinco minutos para o reinício da partida.
No segundo tempo, o Figueirense adotou uma postura mais estratégica: controlou o ritmo, soube “amarrar” o jogo e acelerou nos momentos certos. Já nos acréscimos, em jogada pela direita, a bola sobrou na pequena área para Renan, que dominou e soltou uma bomba para o fundo das redes: 2 a 0 e festa no Scarpelli, que recebeu 6.525 torcedores. Foi o grito de alívio com a primeira vitória alvinegra na Série C.
Agenda
O próximo compromisso do Figueirense será na segunda-feira (26), contra o Guarani, no Brinco de Ouro, às 19h30. Um confronto direto entre duas equipes que lutam na parte de baixo da tabela. O Figueira é o 16º colocado com cinco pontos, enquanto o Bugre está na 18ª posição, com quatro. Já o Ituano recebe o Floresta, no domingo (25), às 16h30, no Novelli Júnior.
Ficha Técnica: Figueirense 2 x 0 Ituano
6ª rodada da Série C 2025
Data: 18/05/2025
Horário: 19h
Local: Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Público: 6.525
Renda: R$ 81.080,00
Gols: Nicolas (FIG), aos 19min do 1º tempo | Renan (FIG), aos 45min do 2º tempo
Cartões Amarelos:
Ituano: Thiago Moraes, Zé Carlos, Grigor
Figueirense: Flávio, Nicolas, Fabrício
Figueirense: Fabrício; Iury, Lucas Dias, Ligger e Leonan; Flávio (Rafinha Potiguar), Jhonny Douglas e João Lucas (Wellington Nem); Nicolas (Renan), Kayke (Reifit) e Felipe Augusto (Marlyson). Técnico: Pintado.
Ituano: Jefferson Paulino; Thassio, Luiz Gustavo, Matheus Mancini e Dal Pian; Bruno Silva (Gabriel), Thiago Moraes (Grigor) e Léo os; Osman (Fernando Canesin), Neto Berola (Thiaguinho) e Gustavo Silva (Zé Carlos). Técnico: Mazola Júnior.
Arbitragem: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS), auxiliado por Fabrício Lima Baseggio (RS) e Otávio Legramanti (RS)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO