Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF com apoio maciço de federações e clubes
Médico e dirigente esportivo de Roraima assume o comando da entidade após afastamento de Ednaldo Rodrigues por suspeita de fraude
• Atualizado

Samir Xaud foi eleito neste domingo (25) o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em votação protocolar que contou com o apoio de 25 federações estaduais e dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A eleição ocorreu após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, que deixou o cargo por determinação da Justiça do Rio de Janeiro. As informações são do SBT News.
Com uma chapa única intitulada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, Xaud assume o comando da CBF com mandato até 2029. Em seu discurso de posse, prometeu uma gestão coletiva, com foco em modernização e participação ativa das entidades do futebol brasileiro.
“Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol”, afirmou o novo presidente.
Entre os clubes que declararam apoio a Xaud estão Palmeiras, Botafogo, Vasco, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma.
Oito vice-presidentes foram eleitos junto com ele: Michelle Ramalho (Paraíba), Flavio Zveiter, Ricardo Gluck Paul (Pará), Gustavo Henrique (CBF), José Ivanildo (Rio Grande do Norte), Ednailson Rozenha (Amazonas), Rubens Angelotti (Santa Catarina) e Fernando Sarney, que é o atual interventor da entidade.
Quem é Samir Xaud
Natural de Boa Vista (RR), Samir Xaud tem 41 anos, é médico infectologista com especialização em medicina esportiva e vem de uma família ligada ao futebol. Seu pai, Zeca Xaud, preside a Federação Roraimense de Futebol há quase quatro décadas. Samir foi eleito para sucedê-lo em janeiro de 2024, com mandato previsto para iniciar em 2027.
Além da carreira médica e no futebol, Samir também tem agem pela política: foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo PV e a deputado federal em 2022 pelo MDB.
Crise e anulação de eleições anteriores
A eleição de Xaud acontece em meio a uma crise institucional na CBF. No sábado (24), uma Assembleia Geral Extraordinária anulou as últimas duas eleições de Ednaldo Rodrigues, bem como alterações no estatuto da entidade.
Ednaldo foi afastado após suspeitas de fraude em um acordo que contou com a do ex-presidente Coronel Nunes, diagnosticado com déficit cognitivo. A Justiça concluiu que há fortes indícios de que Nunes não tinha capacidade para participar conscientemente do processo eleitoral.
A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do TJ-RJ, levou ao afastamento imediato de Ednaldo, abrindo caminho para a eleição de Samir Xaud.
Se quiser, posso também adaptar a matéria para redes sociais ou uma versão mais enxuta para notificação.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO