Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Colunistas Compartilhar
MDB

MDB: Vampiro assume em Brasília e suplentes fazem rodízio na Alesc

Os dois deputados que assumem pastas no governo abrem espaços para suplentes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa

• Atualizado

Por

Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação.
Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação.

O movimento do governador Jorginho Mello (PL) para ampliar a participação do MDB no governo e consolidar o apoio da sigla, não mexe só com a configuração do executivo estadual. Os dois deputados que assumem nesta quarta-feira, 5, pastas no governo, abrem espaços para suplentes na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. 

Com a posse do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), na Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, o advogado criciumense Luiz Fernando Vampiro, primeiro suplente do MDB, assume a vaga na Câmara dos Deputados. 

No Parlamento estadual, com a saída de Emerson Stein (MDB), os emedebistas promoverão um rodízio entre os demais suplentes. Stein, que assumiu em 2023 no lugar do deputado Jerry Comper, atual secretário da Infraestrutura, deixa o legislativo estadual para comandar a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.

O rodízio do MDB na Alesc será de três meses e meio para cada suplente, ficando entre Dirce Heiderscheidt (Palhoça), Adilson Girardi (ville), Paulo Basílio (Canoinhas) e Cleiton Fossá (Chapecó). Rosi Maldaner de Maravilha, que é a segunda suplente emedebista, teria optado por não assumir. 

O rodízio é uma estratégia do partido para dar visibilidade aos emedebistas que não conquistaram a cadeira em 2022 e que podem ser candidatos na próxima eleição. “É importante para que as lideranças jovens possam se colocar no cenário”, avalia Paulo Basilio. 

Em Brasília, a possibilidade de rodízio foi descartada uma vez que o segundo suplente, Leandro Sorgato deixou o partido. Com a posse de Luiz Fernando Vampiro a cidade de Criciúma a a ter cinco deputados federais. 

Além do emedebista, Daniel Freitas (PL), Júlia Zanatta (PL), Ricardo Guidi (PL) e Geovania de Sá (PSDB) formam a bancada criciumense em Brasília. A maior concentração de parlamentares federais de uma cidade catarinense. 

A posse de Chiodini e Emerson está marcada para às 15h de quarta-feira, 5, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.