Rádio Clube Compartilhar
ACOLHIMENTO

Atuação do NAVIT em Lages marca um ano com mais de 700 vítimas amparadas

Mais de 80% dos casos atendidos estão relacionados à violência doméstica

• Atualizado

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

Atuação do NAVIT em Lages marca um ano com mais de 700 vítimas amparadas | Fotos : NAVIT
Atuação do NAVIT em Lages marca um ano com mais de 700 vítimas amparadas | Fotos : NAVIT

Exatamente um ano após sua chegada a Lages, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes (NAVIT) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já prestou auxílio a 726 pessoas que tiveram seus direitos violados na região. O serviço tem se mostrado essencial para oferecer acolhimento e e a indivíduos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com dados do NAVIT, mais de 80% dos casos atendidos estão relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher. No entanto, o núcleo também registrou ocorrências envolvendo exploração sexual, crimes contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, perseguição e injúria racial, demonstrando a abrangência da sua atuação.

O coordenador do núcleo, Promotor de Justiça Fernando Wiggers, da área dos direitos fundamentais, destaca a relevância do serviço para a comunidade, evidenciada pelo expressivo número de atendimentos em seu primeiro ano.

“O NAVIT faz com que as vítimas de crimes sejam tratadas não apenas como objetos de prova dentro dos processos penais, mas como indivíduos que precisam de atenção e acolhimento em todo o tempo, e isso faz uma grande diferença para quem se encontra em estado de vulnerabilidade”, enfatiza o promotor.

Horário de funcionamento

O NAVIT opera em estreita colaboração com diversas instituições parceiras para garantir um atendimento integral às vítimas de crimes e seus familiares.

Essa rede de apoio oferece acolhimento humanizado, acompanhamento, o à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para serviços de acolhimento psicológico, social e de saúde.

O serviço está disponível na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Lages, localizada na rua James Robert Amós, nº 280, Centro.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Para ar o NAVIT, a vítima ou familiar pode se dirigir diretamente ao balcão de recepção na entrada do prédio e solicitar o serviço. Há também a opção de contato telefônico pelo número (49) 3289-5689 ou por e-mail através do endereço [email protected].

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.