Rádio Clube Compartilhar
HERÓIS EM AÇÃO

Bombeiros resgatam cachorro após seis dias em penhasco em Urupema

O cão estava preso no penhasco há seis dias

• Atualizado

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

Bombeiros resgatam cachorro após seis dias em penhasco em Urupema| Foto: 5º BBM
Bombeiros resgatam cachorro após seis dias em penhasco em Urupema| Foto: 5º BBM

O Corpo de Bombeiros Militar de Lages (5º BBM) realizou o resgate bem-sucedido de um cachorro preso em um penhasco de considerável altura no interior de Urupema. A delicada operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (08), na localidade de Altos da Serra, situada na SC-112, KM 253, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino.

O cão, estava preso no penhasco há seis longos dias. O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde de terça-feira (06), quando um bombeiro realizou o reconhecimento inicial da área e coletou informações importantes para o resgate. Na quarta-feira (07), outra guarnição utilizou um drone para sobrevoar o local, fornecendo imagens aéreas que auxiliaram no planejamento da operação.

Nesta quinta-feira, a equipe de resgate iniciou o o ao local através de um sítio com terreno bastante acidentado, exigindo o uso de um veículo com tração nas quatro rodas. Os bombeiros percorreram a pé uma trilha de aproximadamente 300 metros, carregando todo o equipamento de salvamento em altura necessário.

Ao chegarem à beira do penhasco, a equipe não conseguia visualizar o animal, apenas escutava seus latidos. Diante da situação, os bombeiros montaram um tripé de ancoragem e equiparam um resgatista com todos os materiais de segurança, descida, abordagem, retirada e comunicação.

O resgatista desceu cerca de 80 metros com o auxílio de cabos. Ao alcançar o cão, imobilizou-o com uma “cadeirinha de vítima”, prezando sua segurança na subida. Em seguida, a equipe de salvamento implementou dois sistemas de vantagem mecânica (3×1) em cada descensor, o que permitiu o içamento seguro tanto do bombeiro quanto do animal de volta à superfície.

Para alívio e alegria do dono, o cão foi encontrado em bom estado de saúde e entregue a ele. A complexa operação de resgate demandou cerca de cinco horas de trabalho intenso somente no dia da execução do salvamento.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.