‘Edição raízes’: resgate da tradição deve marcar a Festa do Pinhão 2025
A programação oficial deve ser anunciada na próxima quarta-feira (23)
• Atualizado

A prefeita de Lages Carmen Zanotto convocou uma reunião na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), para apresentar propostas da 35º Festa Nacional do Pinhão. Foram discutidas as programações do Recanto do Pinhão e também a busca por shows nacionais. Estiveram presentes na reunião a Secretaria de Turismo, empresários e lojistas.
O primeiro ponto definido durante a reunião é que a festa será aberta ao público sem cobrança de ingressos. A organização confirmou que está em busca de cinco shows nacionais, o local desses shows ainda não foi definido, mas estão sendo analisadas a Praça Joca Neves, em frente a loja Havan, na rua Correia Pinto e na Praça João Costa.
Ainda sobre os shows nacionais, estão ainda em processo de contratação, na próxima quarta-feira (23) a programação oficial deve ser anunciada. Os shows devem acontecer a partir da quarta-feira (18 de junho), último final de semana da Festa do Pinhão, já que a primeira semana será focada no tradicionalismo.
A iniciativa privada, como por exemplo Centro Serra, Clube Caça e Tiro e Serrano, serão parceiros da Festa do Pinhão e vão receber atrações após as 23h30, nesses locais os shows serão cobrados.
A secretária de turismo, Ana Vieira reforçou que a 35° Festa do Pinhão é a edição raízes, no sentido de resgate da tradição. Ana ainda confirma que a festa vai contar com ativações diurnas em alguns pontos do centro da cidade. Locais onde lageanos e turistas podem visitar.
A reunião também discutiu a questão do comércio que vai ser impactado diretamente este ano. Os comerciantes abordaram horário de funcionamento, decoração de vitrines e novos produtos. Segundo a secretária de turismo, a não realização da festa nunca esteve em cogitação.
“Nunca pensamos em não fazer a festa. Nós vamos trazer sim o turista. Talvez esse seja o formato que vai trazer o turista ideal, sustentável que nós queremos. O turista que circula no comércio, que hospeda a família no hotel, que frequenta os restaurantes e compra no comércio local”, finaliza Ana.
As forças de segurança também vão ser acionadas pela organização da festa. Ainda na tarde desta quinta-feira (17), terá uma reunião da prefeitura com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, sobre os espaços que os eventos vão acontecer e a forma que a segurança será feita.
Recanto do Pinhão
Sobre o Recanto do Pinhão, a secretaria de turismo e eventos, Ana Vieira reforçou que a programação, neste novo modelo, devem seguir até as 23h, no máximo 23h30, na Praça João Costa. O que vale também para a Sapecada da Canção Nativa. Sobre as atrações do Recanto, a organização pretende focar na qualidade dos shows, para atrair mais pessoas ao centro da cidade. Como por exemplo, os shows de Elton Saldanha e Mano Lima.
Sapecada da Canção Nativa
A Sapecada da Canção Nativa vai acontecer nos dias 13, 14, 15 de junho na Praça João Costa. E este ano com recorde de composições inscritas, no total são 735, juntando a Sapecada da Serra Catarinense e a Sapecada da Canção Nativa.
As triagens das composições começam nesta quinta-feira (17), a partir das 19h no Mercado Público de Lages. No evento, os sete jurados serão apresentados e então começam o processo de seleção, que vai até sábado (19), onde das 735 composições, 32 serão selecionadas. São 16 músicas para cada festival.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO