Festa do Pinhão 2025 resgata tradições em nova edição voltada ao lageano
A edição “Raízes” será realizada de 6 a 22 de junho
• Atualizado

Lages celebra suas raízes com a 35ª Festa Nacional do Pinhão, que promete unir tradição, gastronomia e shows gratuitos em uma experiência completa para moradores e turistas. A edição “Raízes” será realizada de 6 a 22 de junho e terá programação intensa no Recanto do Pinhão e no Estádio Tio Vida.
Leia Mais
A partir do dia 6 de junho, Lages dará início à 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, com o compromisso de resgatar a história, cultura e identidade do povo serrano.
A abertura será no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no calçadão da Praça João Costa, com show do Quarteto Coração de Potro, às 20h.
Ao longo dos 17 dias de festa, o evento trará 99 apresentações só no Recanto, incluindo grandes nomes do tradicionalismo e dois dos mais importantes festivais da música nativista da região: a 31ª Sapecada da Canção Nativa e a 23ª Sapecada da Serra Catarinense.
Segundo Ana Vieira, secretária de Turismo, a edição foi pensada para o lageano. “Chamamos essa edição da festa de ‘Raízes’ e, com isso, faremos um evento voltado para o lageano, resgatando a nossa história e a história do próprio evento, que teve início no calçadão da praça João Costa”, afirma.
Festa do Pinhão: tradição, pinhão e shows gratuitos
Com foco total no tradicionalismo, o palco do Recanto receberá atrações como Luiz Marenco, Mano Lima, Os Filhos do Rio Grande, entre outros.
Já os shows nacionais serão realizados gratuitamente no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, o Tio Vida, entre os dias 18 e 22 de junho.
“Todos os shows realizados no estádio municipal serão gratuitos”, garante Ana. O público poderá ar livremente arquibancadas e campo. A expectativa é de até 25 mil pessoas por noite.
A segurança será reforçada com policiamento, seguranças privados e check-in digital. “Tudo isso será feito para que, de fato, o turista e o lageano sintam-se seguros para aproveitar cada momento dos shows e do Recanto sem maiores preocupações”, destaca a secretária.
Além da música, a festa também celebra o pinhão, ingrediente símbolo da Serra Catarinense. Entidades filantrópicas e a ALCAT oferecerão pratos típicos nos arredores da Praça João Costa, enquanto o estádio e seus arredores contarão com pontos de alimentação com ambulantes previamente cadastrados.
Outra novidade é a valorização do comércio local. A programação estará concentrada no Centro, e há negociação para estender o horário do comércio durante a festa. “O Shopinhão deste ano será o próprio comércio do Centro da cidade”, diz Ana Vieira.
Com a proposta de contar a história da cidade ao mesmo tempo que aponta para o futuro, a Festa do Pinhão deste ano será um encontro entre memória, identidade e celebração. “O evento será grandioso”, conclui Ana.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO