Rádio Clube Compartilhar
JUSTIÇA

Tribunais do júri da Serra Catarinense julgam tentativas de feminicídio nesta quarta-feira

As comarcas de Lages e Bom Retiro realizarão sessões do Tribunal do Júri para julgar homens acusados de tentativa de feminicídio

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Tribunais do júri da Serra Catarinense julgam tentativas de feminicídio nesta quarta-feira | Foto: Pixabay
Tribunais do júri da Serra Catarinense julgam tentativas de feminicídio nesta quarta-feira | Foto: Pixabay

Acontece nesta quarta-feira (26), na Serra Catarinense dois julgamentos marcados pela violência doméstica. As comarcas de Lages e Bom Retiro realizarão sessões do Tribunal do Júri para julgar homens acusados de tentativa de feminicídio contra suas companheiras. Em ambos os casos, a violência teve origem em relações íntimas e sentimentos de posse.

No Tribunal do Júri de Lages, um homem será julgado por um crime ocorrido na madrugada de 10 de março de 2024, no bairro Habitação. Segundo a denúncia, o acusado teria atacado sua companheira com uma tesoura após ela tentar impedir o consumo de drogas. A mãe do agressor, com mais de 60 anos, interveio na situação e também foi ferida. As vítimas conseguiram se proteger em outro cômodo da residência até a chegada da Polícia Militar.

A investigação aponta que o agressor agiu com intenção homicida, sendo impedido de consumar o crime apenas pela reação das vítimas e pela intervenção policial. No local do crime, foram encontradas pequenas quantidades de drogas e balanças de precisão. O acusado responderá por dupla tentativa de homicídio qualificado pelo feminicídio, motivo fútil e recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Já em Bom Retiro, o júri popular julgará um homem denunciado por duas tentativas de homicídio, ocorridas em julho de 2020. No primeiro caso, conforme a denúncia, ele tentou matar sua companheira com uma facada no pescoço, motivado por ciúmes e sentimento de posse. A tentativa de homicídio só não se consumou devido à intervenção de uma terceira pessoa, que também sofreu lesões na mão. A acusação aponta que o crime se qualifica como feminicídio, por ter sido cometido contra a companheira em contexto de violência doméstica, e também por motivo torpe.

Ainda na mesma noite, segundo a denúncia, o réu tentou matar um homem com disparos de espingarda. Os tiros atingiram órgãos vitais da vítima, que sobreviveu graças ao rápido socorro médico. Esse segundo crime colocou diversas pessoas em risco, pois ocorreu durante uma festa que contava com a presença de crianças e adolescentes. A vítima, segundo a denúncia, não teve chance de defesa, sendo alvejada logo após sair da residência. A tentativa de homicídio é qualificada pelo perigo comum e por recurso que impossibilitou a defesa do ofendido.

Os processos em ambas as comarcas tramitam em segredo de justiça, o que impede a divulgação de maiores detalhes sobre os casos. Os julgamentos nesta quarta-feira representam um importante momento para a justiça na análise de crimes de violência contra a mulher e no combate ao feminicídio na região da Serra Catarinense.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.