Polícia Ambiental alerta para o período de defeso do pinhão
A colheita estará liberada a partir do dia 01 de abril
• Atualizado

A colheita do pinhão está prestes a começar, inicia no dia 01 de abril e enquanto a atividade não está liberada, a Polícia Ambiental alerta para que os produtores e a população em geral respeitem o período de defeso da semente da araucária. Durante esse período, a colheita, o transporte e a comercialização do pinhão permanecem proibidos.
Leia Mais
O defeso do pinhão é fundamental para garantir o amadurecimento adequado das sementes, proteger a reprodução das araucárias, (árvores essenciais para o ecossistema) e assegurar alimento para a fauna, como a gralha azul, que desempenha um papel crucial na regeneração da floresta ao espalhar as sementes.
A colheita antecipada do pinhão é proibida pela Lei Estadual nº 15.457/2011. Quem descumprir a regra estará sujeito a multa de R$ 500,00, valor que será revertido ao Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Fepema).
A Polícia Ambiental reforça o pedido para que a população respeite a natureza e aguarde até o dia 1º de abril para colher o pinhão de forma legal e sustentável.
Para denunciar infrações ambientais, a população pode ligar para o número 190 ou ar o aplicativo PMSC Cidadão.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO