Nova lei garante cirurgia gratuita para lábio leporino pelo SUS
A mudança ocorre após a sanção de uma nova lei pelo presidente Lula
• Atualizado

A partir desta quarta-feira (7), o Sistema Único de Saúde (SUS) a a ser obrigado a oferecer, gratuitamente, cirurgias reconstrutivas de lábio leporino e fenda palatina. A mudança ocorre após a sanção de uma nova lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também garante o tratamento completo no pós-operatório.
Leia Mais
A medida representa um avanço importante na garantia de direitos e no o à saúde para pessoas com essas malformações congênitas, que afetam o lábio e o céu da boca.
A nova legislação determina ainda que o SUS ofereça e em especialidades como fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e outras que forem consideradas essenciais para a reabilitação do paciente.
Cirurgia para lábio leporino pelo SUS a a ser direito garantido por lei
O lábio leporino e a fenda palatina são condições que se formam ainda na gestação e, segundo o Ministério da Saúde, acontecem quando partes do rosto do bebê não se juntam corretamente.
Nos casos mais corriqueiros, o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca, o palato.
Com a nova lei, recém-nascidos que tiverem o diagnóstico feito durante o pré-natal ou logo após o parto devem ser encaminhados para um centro especializado, onde será iniciado o acompanhamento clínico e a programação da cirurgia reparadora. Isso inclui tanto a parte médica quanto o e psicológico e funcional necessário para o desenvolvimento da fala e da alimentação.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO