Dupla é presa transportando 100 kg de maconha na SC-480
Segundo informações da PM, a droga tinha como destino a cidade de Criciúma
• Atualizado

A dupla acabou presa após ser flagrada transportando cerca de 100 quilos de maconha dentro de um carro na SC-480, em Jupiá, no Oeste catarinense. A droga estava escondida em duas malas no porta-malas do veículo e foi localizada durante uma barreira da Polícia Militar (PM) realizada na tarde de quinta-feira (8).
Leia Mais
Segundo informações da PM, a droga tinha como destino a cidade de Criciúma, na região Sul catarinense. O veículo foi abordado por volta das 17h15 e, ao realizarem a revista, os policiais encontraram a carga de entorpecentes.
O motorista, de 31 anos, é natural do Paraná e não possuía registros policiais em Santa Catarina. Já o ageiro, de 22 anos, é natural de SC, também sem antecedentes.
A dupla informou aos policiais que a droga havia sido adquirida em Foz do Iguaçu (PR) e seria levada para Criciúma. Ambos foram detidos e encaminhados, junto com a droga apreendida, para os procedimentos legais.
Crime de tráfico de drogas
O tráfico de drogas é um crime previsto no Artigo 33 da Lei 11.343/2006, também conhecida como Lei de Drogas. Essa lei define diversos tipos de condutas que caracterizam o tráfico, como:
- Vender, comprar, produzir, armazenar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar drogas, mesmo que gratuitamente.
- Transportar drogas sem autorização legal.
- Plantar ou cultivar drogas sem autorização legal.
- Associar-se para o tráfico de drogas.
- Usar ou portar drogas para o tráfico.
A pena para o crime de tráfico de drogas varia de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa, podendo ser aumentada em casos específicos, como quando o crime é cometido por um menor de idade ou por um servidor público.
É importante ressaltar que a lei diferencia o crime de tráfico de drogas do crime de porte de drogas para consumo. O porte para consumo é previsto no Artigo 28 da Lei 11.343/2006 e é punido com detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO