Segurança Compartilhar
"empresa laranja"

Operação Mística: GAECO investiga fraude em licitação em SC

O objetivo da investigação é apurar e identificar os envolvidos no esquema de fraude em licitação pública

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem: MPSC | Reprodução
Imagem: MPSC | Reprodução

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realizou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Mística, cumprindo nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Descanso e São João do Oeste, em Santa Catarina. A ação decorre de uma investigação que apura suposta fraude em licitação pública e associação criminosa por meio de contratos realizados com uma “empresa laranja”.

Entenda o crime

De acordo com a investigação, um servidor público do município de São João do Oeste estaria envolvido no direcionamento de uma licitação para serviços de marcenaria. O investigado, que também é proprietário de uma empresa do mesmo ramo, teria utilizado outra empresa, sem estrutura para o serviço, para vencer a concorrência e rear a execução dos trabalhos à sua própria empresa, o que configuraria irregularidade no processo licitatório.

Além do servidor público, outros funcionários municipais são suspeitos de ter conhecimento da fraude e de participar do esquema para burlar as regras de contratação da istração Pública. O objetivo da investigação é aprofundar as apurações e identificar todos os envolvidos no esquema.

A operação contou com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, garantindo a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas. A investigação segue sob sigilo e, conforme o avanço dos trabalhos, novas informações poderão ser divulgadas.

Operação Mística GAECO investiga fraude em licitação em SC
Imagem: MPSC | Reprodução

Operação Mística

O nome “Mística” foi escolhido em referência à personagem dos X-Men, que possui o poder de transmutação e pode assumir a aparência de outras pessoas, o que remete à suposta fraude investigada, na qual uma empresa teria se ado por outra para firmar contratos com o poder público.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.